A menopausa é um fenômeno natural que ocorre no corpo da mulher, e se caracteriza pela cessação progressiva da atividade de nossos ovários e pela diminuição dos níveis hormonais. Essa cessação progressiva acaba desencadeando o desaparecimento da menstruação.

É um processo lento e progressivo que afeta cada mulher de forma diferente. Geralmente é experimentado entre as idades de 44 e 52 anos, embora, é claro, haja mulheres que estão atrasadas e aquelas que estão avançadas. Quando a menopausa é recebida antes dos 40 anos, falamos de menopausa prematura. E quando ocorre entre 40 e 45 aproximadamente, falamos de menopausa precoce.

A menopausa começa quando os níveis de estrogênio e progesterona começam a diminuir, causando ciclos menstruais mais curtos. À medida que a cessação da atividade ovariana aumenta, estamos nos aproximando da menopausa.

No ciclo anterior à menopausa, na pré-menopausa, já podemos começar a notar algumas mudanças em nosso corpo. Nossos períodos menstruais começam a ser irregulares e nesta fase já foram observados sintomas vasomotores, problemas de pele e sensação de ressecamento nas mucosas. Você pode começar a sentir desconforto durante a relação sexual. Esses sintomas são sinais de que estamos inevitavelmente nos aproximando da menopausa.

Os sintomas mais comuns da menopausa e como podemos aliviá-los
O sintoma mais comum da menopausa são as ondas de calor. São sensações repentinas de calor que invadem todo o nosso corpo e não podemos explicar exatamente de onde vêm. Às vezes, eles são acompanhados de vermelhidão em certas partes do corpo, como costas, seios e braços. As ondas de calor podem ser aliviadas com um estilo de vida saudável.

À medida que as mulheres começam a entrar na menopausa, é comum que elas também experimentem mudanças físicas. A gordura é mais fácil de acumular nesta fase, por isso o exercício físico diário é uma das recomendações mais populares entre os médicos. Se você estiver acima do peso, suas ondas de calor provavelmente serão mais fortes e durarão mais.

Além do exercício, beber água fria é bastante útil, assim como remover camadas de roupa para passar o momento. Acostume-se a anotar todas as ondas de calor que você sofre e tente associá-las aos seus hábitos de vida. Existem muitos alimentos que promovem o seu desencadeamento. Por exemplo, alimentos picantes. Da mesma forma, existem alimentos que o aliviam, nozes pecan, sementes de girassol, alcaçuz seco, ervilhas ou sementes de linho são alguns deles.

Estabelecer um método de ação também pode ser útil, concentrar-se diante de uma onda de calor iminente e aprender a respirar lenta e profundamente é essencial para estar calmo e relaxado. As ondas de calor são recebidas muito melhor se se aproximarem de nós com calma. Você pode considerar consultar seu médico, tomar hormônios ou tomar medicamentos que servem para aliviar os efeitos colaterais das ondas de calor. Tonturas, mal-estar, sensação de depressão… entre outros.

Alguns problemas vaginais estão associados à menopausa, a secura pode aumentar e piorar, especialmente se você já sofreu com isso. Baixos níveis de estrogênio fazem com que o tecido vaginal seque. O ardor, coceira e dores vaginais são gatilhos dessa secura. O melhor alívio que recomendamos é que você use um hidratante vaginal. Isso manterá sua vagina lubrificada e tornará a relação sexual mais prazerosa. A higiene íntima deve ser muito rigorosa neste momento, devendo sempre utilizar produtos especialmente concebidos para a zona genital feminina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *